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 Vantagens e Desvantagens das naves

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Sheila
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Sheila


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MensagemAssunto: Vantagens e Desvantagens das naves   Vantagens e Desvantagens das naves Icon_minitimeQua Abr 23, 2008 7:32 am

Naves – Vantagens e Desvantagens Detalhadas/Ratio

Surgiram novas naves, e uma necessidade de criar um novo ratio que
orientasse a constituição das frotas de todos os jogadores que
necessitem, daí a minha iniciativa em elaborar este guia.
Falarei detalhadamente sobre todo o tipo de naves. Apresento também um ratio entre elas.
Espero que gostem do trabalho
!

________________________________________________________________


Vocabulário / Siglas:

* Diversos:

Fodder
Carne para canhão, nave que protege as outras, levando os tiros da
frota atacante/defensora enquanto as naves mais fortes destroem-na.

Bunker
Planeta com grandes quantidades de defesa.

Ninja
Combate onde o Defensor consegue colocar a sua Frota (ou a de amigos na
missão "Manter Posições") no Planeta atacado a tempo de destruir o
atacante.

HoF
Sigla de Hall of Fame. Relatório de Combate com probabilidade de criação de Lua igual a 20% (+ 2.000.000 de Destroços).

Sats
Satélites Solares


* Naves atacantes:

CL – Caça Ligeiro

CP – Caça Pesado

CZ – Cruzador

NB – Nave de Batalha

IT – Interceptor

BB – Bombardeiro

DT – Destruidor

EDM – Estrela da Morte


* Naves de transporte/outras:

CargP – Cargueiro Pequeno

CargG – Cargueiro Grande

RC – Reciclador

NC – Nave de Colonização

SE – Sonda de Espionagem

________________________________________________________________



Vantagens e Desvantagens Detalhadas


CargP (Cargueiro Pequeno)

Velocidade
5000 de velocidade no início, mas posteriormente atinge os 10000, assim
que é pesquisada a tecnologia de impulsão para nível 5. Tem de facto
uma velocidade bastante elevada ao início, mas ao contrário do CP que é
equipado com o motor de impulsão ao que lhe dá mais 20% de velocidade o
CargP é equipado com o motor de combustão o que lhe dá apenas mais 10%
de velocidade por cada nível. Apesar de tudo não deixa de ser uma nave
rápida.

Poder/custo/utilização
O seu preço é reduzido, o que torna em certos casos mas não tantos como
o CL, uma nave utilizada como fodder. Casos esses em que a frota
inimiga é constituída por poucos CPs e IRTs (naves que têm rapidfire
contra o CargP) mas muitos CZs (que têm rapidfite contra os CLs) o que
ia destruir muitos CLs, aumentando desse modo as perdas. É também uma
nave muito boa para farmar, em conjunto com cruzadores, devido á sua
rapidez (comparada com a do CargG, que tem menos velocidade), o que de
facto é muito importante num farm.

Capacidade de transporte
Transporta pouco comparado com o CargG, mas devido ao seu preço é
possibilitada a construção desta nave em grandes quantidades, o que
acaba por disponibilizar um grande transporte de recursos (quando
utilizados em grandes quantidades).


CL (Caça Ligeiro)

Velocidade
12500 é bastante, mas vejamos que esta nave é equipada com o motor de
combustão, e este só aumentara 10%, mesmo com os seus custos baixos,
por isso não vejamos o CL como "um foguete" porque não é (apesar de ser
rápido).

Poder/custo/utilização
O preço desta nave é baratíssimo, mas a sua fragilidade é bastante, o
que torna o CL uma nave muito utilizada, para proteger as naves pesadas
(fodder). Ou seja enquanto as naves e defesas do defensor/atacante
disparam contra os CL (que têm pouca potência), as outras naves mais
poderosas vão disparando com a sua máxima força sem serem destruídas
pois os CL fazem um enorme "escudo" sobre elas. É uma nave muito
utilizada ou até mesmo a nave mais utilizada em grandes quantidades,
devido ao fodder (como já referi) que faz numa frota.

Capacidade de transporte
A capacidade de transporte do CL é reduzida pois cada CL só transporta
50 unidades. De qualquer forma em grandes quantidades trará alguns
recursos (alguns, nada de mais :S).


CP (Caça Pesado)

Velocidade
10000 é razoável. Como esta nave tem o motor de impulsão equipado será
bem mais rápida que o CL pois a cada nível não aumentara 10% mas sim
20% (apesar dos seus custos um pouco elevados).

Poder/custo/utilização
Ora vamos comparar o custo/poder com o CL. O CP tem o triplo do poder
de fogo do CL, 25x mais o poder de escudo do CL. O custo é 2x mais de
metal, e 4x mais de cristal. Ora é evidente que em termos de cristal o
CP não compensa mas talvez em metal... Enfim. Agora o CP á primeira
vista não tem nada de especial, não é grande fodder, não tem um grande
poder de fogo, não tem uma grande resistência, não tem rapidfire (a não
ser contra naves muito fracas, por ex.: Sonda, Satélite Solar e
CargP)... Mas viremo-nos para o fodder e pensemos. Por ex.: o defensor
tem um grande número de cruzadores em relação ás outras naves. Será que
o caça ligeiro é uma boa escolha para esse tipo de combate??? Não! O
melhor fodder em caso de grandes quantidades de cruzadores é sem duvida
o caça pesado ou o CargP (se o atacante/defensor, também não tiver
grandes quantidades de interceptores).

Capacidade de transporte
100 continua a não ser nada se significativo mas enfim sempre é uma mini ajuda
.


CZ (Cruzador)

Velocidade
15000, sem palavras, o cruzador e simplesmente fantástico quanto á sua
velocidade. Mesmo sem ser equipado com o melhor motor de todos (o motor
propulsor de hiper espaço) é sem duvida a nave mais rápida superando
todas as outras naves excepto a sonda que é um caso á parte.

Poder/custo/utilização
Bem o poder de fogo e de 400 (nada mal), o escudo e de 50 o que torna o
CZ facilmente destruído. Mas se olharmos para o seu rapidfire
apercebemo-nos que o cruzador excepto a estrela da morte (muitas vezes
não utilizada devido á sua lentidão) é o único que tem rapidfire sobre
o CL. Apesar de ainda ter sobre o lançador de mísseis mas para isso
temos o bombardeiro, uma boa opção. Agora o seu custo é bem
equilibrado, não haja dúvida, custando dos 3 recursos um pouco de cada.

Capacidade de transporte
800, uma boa capacidade de transporte para o tipo de nave que é. Isto
sim já faz alguma diferença na capacidade de transporte da nave.


NB (Nave de Batalha)

Velocidade
10000, extremamente rápida!!! Equipada com um bom motor (motor
propulsor de hiperespaço). Mas mesmo assim não supera a grande
velocidade do cruzador.

Poder/custo/utilização
Bom poder de fogo, bom escudo. Preço consideravelmente baixo. O
problema desta nave é que não tem rapidfire contra nada, mas, não deixa
de ser uma excelente nave usada pela maioria dos jogadores. Normalmente
esta nave é usada com a combinação do CL ou por vezes mesmo sozinha
(apesar de achar que deve haver SEMPRE equilíbrio numa frota), ou seja,
apenas é utilizada para combater.

Capacidade de transporte
Excelente capacidade de transporte (1500). É uma das naves que
transporta mais, (apenas superada por a EDM e o destruidor). É mais uma
ajudinha a transportar recursos quando um ataque.


IT (Interceptor)

Velocidade
10000, tal como a NB é uma nave muito rápida, equipada com o motor
propulsor de hiperespaço, o que o torna muito mais veloz (mais 30% da
sua velocidade base por cada evolução) que o CP (que por cada evolução
do motor de impulsão, ganha apenas mais 20% da sua velocidade base).
Para ajudar á festa
, consome ainda apenas metade do deutério consumido pela NB (250),
tendo mesmo assim a mesma velocidade que ela. Todos estes factores,
tornam o IT uma nave muito rentável em termos de consumo/velocidade
.

Poder/custo/utilização
É uma nave de facto muito importante no jogo, não só devido ao seu
rapidfire de 7 contra NBs (nave imprescindível na constituição de uma
frota e muito utilizada no jogo) como contra outras naves, tem um
grande rapidfire, o que torna de facto o IT um autêntico “anti-frotas”,
sofre apenas rapidfire do DS e EDM. O IT em conjunto com NBs e DTs, faz
uma tripla fantástica, obviamente que nem em todos os casos as podemos
utilizar sem fodder, mas há de facto situações que nos podemos dar ao
luxo de utilizar essas três poderosas naves.
Tem um escudo bastante bom (400), mas um poder de fogo reduzido em
relação ás NBs. Do meu ponto de vista, o IT é a melhor nave do jogo,
logo acompanhado pela NB.

Capacidade de transporte
A capacidade podia ser melhor (750 unidades). Tem metade da capacidade
de uma NB, o que é reduzido para uma nave deste calibre. Fica portanto
a perder em relação á NB neste ponto.


BB (Bombardeiro)

Velocidade
Bastante lenta e é a partir daqui que as naves vão ser lentíssimas. Com
a chegada do motor propulsor de hiperespaço a nível 8 a velocidade é
bem melhorada pois este motor da 30% de velocidade a cada nível.

Poder/custo/utilização
Bem mas para que pensar na lentidão se temos um autentico"anti-bunker"
á nossa frente??? Sim esta nave é a nave perfeita para destruir 4 tipos
de defesas (e muito usadas até): lançadores mísseis, laser ligeiro,
laser pesado e canhão de iões. Isto porque esta nave tem rapidfire
contra estas todas. Custa um pouco de deutério na sua construção. O
escudo ainda fica melhor do que na NB (de 200 para 500). O poder de
fogo mantém-se.

Capacidade de transporte
Um pouco mau para esta nave já bem avançada (500). A NB que é menos
avançada tem uma maior capacidade de transporte, mas enfim já é alguma
coisa.


DT (Destruidor)

Velocidade
Como já disse anteriormente estas naves são bastantes lentas e a
velocidade do destruidor é bem semelhante á do bombardeiro mas como é
equipado com motor propulsor de hiperespaço fica um pouco mais rápida ,
o bombardeiro também pode ser equipado com este motor mas este precisa
de estar em nível 8 .

Poder/custo/utilização
Uma autentica bomba no poder de fogo!!! Este já não e 1000 mas sim
2000. O escudo mantém-se em relação ao bombardeiro (500) e esta nave e
boa para destruir todo o tipo de coisas. Rapidfire só mesmo com lasers
ligeiros (melhor que nada). O seu custo não é elevado para o seu poder
(ate fica mais em conta do que a NB se repararem) mas a lentidão fala
mais alto.

Capacidade de transporte
10/10 transporte quase metade que um cargueiro pequeno (2000 unidades).
No entanto não fará grande diferença pois esta nave não é muito
utilizada.


EDM (Estrela da Morte)

Velocidade
Tenho que marcar uma competição entre um caracol e a estrela da morte
pois provavelmente ganha o caracol. Nem queiram imaginar a lentidão
desta nave simplesmente vão a tecnologias e comparem com as outras
naves. Enfim uma autentica desgraça sendo 100 vezes mais lenta que a NB
e 20 vezes mais lenta que o reciclador (que já e bastante lento), enfim…

Poder/custo/utilização
É uma óptima defesa, e um destruidor de luas. Pois para ataques
normais, meus amigos, não contem com ela pois é mesmo muita lenta.
É-nos também muito útil para o fleetsave, visto que tem grande
capacidade de transporte (1M) e é muito lenta, o que pode fazer, com
que poupes deutério, por ex.: se fizeres fleetsave para o teu campo de
destroços (onde o resto da tua frota faz em mais ou menos 1H), com a
EDM, demorarias por volta de 5H (a 10%) e fazer fleetsave para o campo
de destroços sai barato.

Capacidade de transporte
Sem palavras, 1M de capacidade de transporte é constrangedor mas esta
capacidade de transporte vai ser inútil para destruir luas, não se vai
apanhar bocados dela (lol) e para defesa, não se vai apanhar uma asa de
um caça ligeiro. Enfim uma excelente capacidade de transporte
desperdiçada por causa da sua grande lentidão.


SE (Sonda de Espionagem)

* Como repararam, não abordei
muito o assunto das sondas nem como estas devem permanecer numa frota…
Pois, se formos a ver, a sua principal função é unicamente espiar. Mas
gostava de partilhar convosco uma experiência engraçada. No caso de
atacarem alguém que seja unicamente Bunker (planeta com muita defesa),
levem um ratio de 4 sondas para 1 NB e obterão resultados positivos,
mas claro que a nave de batalha tem de ir em quantidades suficientes
para destruir a defesa, as sondas só iram diminuir as perdas…

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